De que maneira você faz a cobrança dos débitos em aberto e em atraso na sua empresa? 

O setor ou o profissional financeiro ainda é pessoalmente responsável por fazer o controle e a cobrança manual de cada cliente?

Se você ainda faz esse processo manualmente e espera que apenas um profissional tenha o controle de dezenas de débitos com valores e datas de vencimento diferentes, saiba que a saúde financeira do seu negócio pode estar em risco.

Além do desafio de fazer o controle e organização dos pagamentos a receber, o trabalho de cobrança é bastante oneroso porque envolve terceiros. 

Isso quer dizer que pode ser bastante difícil acompanhar e garantir que um cliente vai efetuar o pagamento mesmo após receber um lembrete, afinal, isso depende majoritariamente dele.

Mas isso não quer dizer que a sua empresa deve aguardar de bom grado pelos pagamentos em dia. Muito pelo contrário!

As novas tecnologias e novas formas de se relacionar com os clientes possibilitam utilizar canais alternativos às ligações e cartas. Ferramentas que são bastante úteis para fazer cobranças inteligentes.

Juntos, WhatsApp, e-mail e SMS são ferramentas indispensáveis e responsáveis por tornar a cobrança digital muito eficiente.

Para otimizar ainda mais a automação de cobranças da sua empresa, nós elaboramos 9 modelos de cobrança, com diferentes tipos de abordagem para que você melhore os resultados.

É só copiar, colar, personalizar os campos e enviar! 

9 modelos de cobrança digital para enviar por e-mail, WhatsApp e SMS

A abordagem utilizada nas mensagens de cobrança tem influência direta no relacionamento com o cliente, nos resultados e na forma como ele enxerga a sua empresa.

Por isso, com exceção dos devedores classificados como mau pagadores ou negligentes, não é necessário utilizar abordagens incisivas demais, sob risco de perder o cliente e a recompra.

Mas a sua empresa também não pode ficar no prejuízo ou ser conivente com o atraso, acabando por reforçar esse tipo de comportamento do cliente.

Então vamos nessa construir mensagens que coloquem o seu negócio entre as prioridades de pagamento!

Modelos de mensagens de cobrança por email

Modelo de texto para envio de boleto a vencer

Bom dia, NOME DA PESSOA

O boleto no valor de R$ XXX,XX, referente a compra realizada com o/a NOME DA EMPRESA vence amanhã. Realize o pagamento em dia e evite multas de atraso. 

Você pode utilizar o boleto em anexo para pagar pelo app do seu banco (internet banking), pelo seu app de pagamento, na lotérica ou no banco de sua preferência.

O processamento dos pagamentos pode demorar até X dias úteis. Se você já realizou o pagamento, desconsidere este e-mail.

[Nome da empresa]

[WhatsApp para contato]

Modelo de texto para cobrança de boleto vencido com um ou dois dias de atraso

Olá, NOME DA PESSOA 

Nosso sistema não detectou o pagamento do boleto no valor de R$ XXX,XX, referente a compra do [produto/serviço] realizada com o/a NOME DA EMPRESA.

Informamos que o atraso gera multa automática.

Você pode utilizar o boleto em anexo para realizar o pagamento pelo internet banking, no seu app de pagamento, na lotérica ou no banco de sua preferência.

Se você precisar da ajuda de um dos nossos atendentes, basta responder esse email.

O processamento dos pagamentos pode demorar até X dias úteis. Se você já realizou o pagamento até a data do vencimento, desconsidere este e-mail.

[Nome da empresa]

[WhatsApp para contato]

Modelo de texto para cobrança com mais de 10 dias de atraso

Prezado (a), NOME DA PESSOA

O atraso no pagamento do boleto com vencimento em XX/XX/XXX no valor de R$ XXX,XX, referente a compra do [produto/serviço], vai acarretar no cancelamento ou interrupção dos serviços caso o pagamento não seja constatado.

Você pode utilizar o boleto em anexo para realizar o pagamento pelo internet banking, no seu app de pagamento, na lotérica ou no banco de sua preferência.

Caso você precise negociar a dívida, responda este e-mail para conversar diretamente com o responsável financeiro.

O processamento dos pagamentos pode demorar até X dias úteis. Se você já realizou o pagamento, desconsidere este e-mail.

[Nome da empresa]

[WhatsApp para contato]

Modelos de mensagem de cobrança por WhatsApp

Modelo de texto para lembrete de boleto a vencer

NOME DA PESSOA, tudo bem? 

O boleto no valor de R$ XX,XX vence amanhã. Utilize o número do código de barras para fazer o pagamento direto no seu internet banking ou app de pagamento e evite multas de atraso.

Cód de barras: XXXXXXXX.XXXXXX.XXXXXXXX.XXXXXX

O processamento dos pagamentos pode levar até X dias úteis. Se você já realizou o pagamento, desconsidere este e-mail.

Diante de qualquer dúvida, conte com a NOME DA EMPRESA. 

Estou à disposição!

Modelo de texto para envio de cobrança um ou dois dias após o vencimento

Olá, NOME DA PESSOA 

Não detectamos o pagamento do boleto no valor de R$ XX,XX, com vencimento em XX/XX/XXXX. 

O boleto gera multa automática por dia de atraso. Para pagar, utilize o código de barras abaixo ou solicite a 2a via do boleto respondendo a esta mensagem.

Cód de barras: XXXXXXXX.XXXXXX.XXXXXXXX.XXXXXX

O processamento dos pagamentos pode levar até X dias úteis. Se você já realizou o pagamento, desconsidere este e-mail.

Estou à disposição!

NOME DA EMPRESA

Modelo de texto para envio de boleto com mais de 10 dias de atraso

Prezado (a), NOME DA PESSOA

Consta em nosso sistema que o pagamento do boleto com vencimento em XX/XX/XXX no valor de R$ XXX,XX, referente a compra do [produto/serviço], está em aberto.

A falta de pagamento pode acarretar no cancelamento ou interrupção dos serviços caso o pagamento não seja identificado nas próximas XX horas.

Caso você precise negociar a dívida, responda esta mensagem para conversar com um atendente.

O processamento dos pagamentos pode demorar até X dias úteis. Se você já realizou o pagamento, desconsidere este e-mail.

Estou à disposição!

Modelos de mensagem de cobrança por SMS

Modelo de texto para lembrete de boleto a vencer

Olá! NOME, a sua fatura vence amanhã. Evite multas de atraso e utilize o código XXXXX.XXXX.XXXX.XXXX para realizar o pagamento pelo aplicativo do seu banco ou solicite o boleto pelo endereço financeiro@nomedaempresa.com.br.

Modelo de texto para envio de cobrança um ou dois dias após o vencimento

Olá! O pagamento do boleto no valor de R$ XXX,XX, com vencimento em XX/XX/XXXX está em atraso. Solicite a 2a via do boleto pelo endereço financeiro@nomedaempresa.com.br ou utilize o código XXXXX.XXXX.XXXX.XXXX para realizar o pagamento pelo aplicativo do seu banco.

Modelo de texto para envio de boleto com mais de 10 dias de atraso

Olá! 

Boleto em atraso no valor de R$ XXX,XX, com vencimento em XX/XX/XXX. A falta de pagamento pode interromper a prestação de serviços. Solicite a 2a via do boleto pelo endereço financeiro@nomedaempresa.com.br ou utilize o código XXXXX.XXXX.XXXX.XXXX para pagar pelo aplicativo do seu banco.

Dicas bônus para melhorar a abordagem nas mensagens de cobrança

Um dos grandes benefícios da cobrança digital é que ela possibilita que o cliente interaja com a empresa pelo mesmo canal que foi contatado ou por outro canal informado na mensagem.

Dessa maneira, o cliente pode retornar o contato na hora e momento que estiver disponível, o que colabora para que a negociação avance respeitando a privacidade e a disponibilidade do cliente.

Tudo isso torna a negociação mais confortável e incentiva a recompra.

A empresa, por sua vez, tem acesso a diferentes canais, que possibilitam criar estratégias e abordagens mesclando SMS, email e WhatsApp a fim de evitar atrasos e de recuperar dívidas antes que elas comecem a prejudicar os negócios.


A tecnologia tem se mostrado decisiva na evolução das estratégias de cobrança. E as empresas que desejam melhorar os processos e utilizar a automação a favor dos negócios, podem contar com o sistema da WestCob e automatizar de vez as cobranças.

Ainda não é tarde para mudar! Comece agora a deixar os processos manuais para trás, economize tempo e deixe que sua equipe invista mais tempo pensando em estratégias do que em atividades manuais.