As consequências provocadas pelo não pagamento de uma dívida são como um efeito dominó: quando um cliente ou mais clientes deixam de pagar, eles prejudicam a saúde financeira da empresa, fazendo com que ela atrase o pagamento dos fornecedores.

Um ciclo prejudicial que toma proporções gigantescas quando a inadimplência atinge centenas ou milhares de clientes em grandes empresas.

Neste cenário, as pequenas e médias empresas – que possuem menos créditos e menores possibilidades de renegociação – costumam ser os negócios mais afetados pela inadimplência, tendo como possível consequência a demissão de funcionários, a desestabilização financeira e, em últimos casos, sendo obrigadas a fechar as portas.

No entanto, mesmo diante da crise durante o ano de 2020, dados do Serasa Experian demonstram que a dívida das micro e pequenas empresas caiu de 5,8 milhões para 5,5 milhões.

O que demonstra a importância de implementar processos de cobrança que aproveitem o momento certo e os canais adequados para cobrar e se relacionar com os clientes.

A cobrança de inadimplentes é, sem dúvida, desafiadora. Mas com as estratégias corretas, é possível obter resultados positivos e empregar menos tempo, esforço e dinheiro nesse processo.

Hoje nós vamos te explicar como recuperar dívidas incentivando o cliente a limpar o nome na praça e, de quebra, te ajudar a fazer a manutenção do relacionamento e incentivar a recompra.

Como recuperar dívidas incentivando o cliente a limpar o nome na praça

Atualmente, com as dezenas de ferramentas e softwares existentes, o item mais precioso que as empresas podem ter são as informações e dados dos clientes.

Sabe por quê?

Fazendo uso de ferramentas de gestão que auxiliam a organizar, categorizar e classificar os clientes de acordo com essas informações, é possível criar estratégias de cobrança adequadas para cada perfil de devedor.

Aqui no blog da WestCob nós já falamos sobre a diferença entre os 4 perfis de devedores e sobre como eles precisam ser cobrados de formas diferentes – sendo que nem todos vale a pena preservar o relacionamento.

Dessa maneira, possuir um banco de dados organizados vai trazer muitos benefícios para a estratégia de cobrança e melhorar os resultados. 

Além disso, a equipe poderá se dedicar aos devedores que têm mais chance de pagar e àqueles que vale a pena investir.

É claro, sem deixar de lado os devedores considerados mais difíceis e que por isso, merecem estratégias bem elaboradas – que necessitam de tempo e esforço da equipe.

Com conhecimento dos dados e informações importantes de cada cliente, é hora de utilizá-los a favor da sua empresa na hora de cobrar:

Ajude os clientes a recuperar o crédito

Sua empresa está no prejuízo e você ainda vai precisar ajudar o cliente?

Pois saiba que essa estratégia funciona muito bem justamente porque todos os envolvidos saem ganhando.

A recuperação de crédito serve para aqueles clientes que estão com o nome negativado e não conseguem crédito em outros estabelecimentos, por isso, são impedidos de realizar compras parceladas.

Ao contrário da cobrança que beneficia apenas a empresa, a recuperação de crédito visa ajudar o inadimplente a pagar a dívida para sair da lista de negativados, obter crédito e poder fazer novas compras.

Para as empresas, essa estratégia significa a possibilidade de recuperar os valores devidos com um motivo ainda mais atrativo para os devedores.

Conceda opções de pagamento

Conceder opções de pagamento aos devedores é uma estratégia que pode melhorar a recuperação de dívidas, sobretudo para os devedores considerados ocasionais e crônicos, que se preocupam em regularizar os débitos.

No entanto, ela deve ser utilizada com base nas informações e histórico de pagamentos do cliente com a empresa.

Muitas vezes o cliente pode estar enfrentando dificuldades financeiras, mas o histórico dos últimos meses e anos é positivo. Dessa forma, negociar as formas de pagamento pode ser a facilidade que estava faltando para acertar a dívida em um momento considerado mais delicado.

Com base nos dados, também é importante observar aqueles devedores negligentes ou mal pagadores. Sendo que a negociação com este perfil deve ser menos flexível, já que o parcelamento pode voltar a se tornar uma dívida no futuro.

Trabalhe o relacionamento com o devedor

Um fator importante a ser lembrado na hora de cobrar uma dívida é que o inadimplente, antes de tudo, é um cliente. 

Fato que reforça ainda mais a importância de utilizar métodos de classificação sobre o perfil do cliente: assim você pode optar pela abordagem correta antes de fazer uma cobrança muito dura que prejudique o relacionamento com um devedor ocasional, por exemplo.

Nesse sentido, é necessário ter conhecimento detalhado (dentro do possível) sobre a situação financeira do devedor, se ele está devendo apenas para você e, caso não esteja, se ele está pagando outros credores e porquê não está pagando sua empresa.

Ter essas informações vai ser fundamental para personalizar a abordagem ao conversar com cada devedor, oferecendo as condições certas junto com a vantagem de “limpar o nome” na praça.

Quando esta estratégia é realizada de maneira adequada, os resultados serão mais positivos e sua empresa ainda poderá contar com aquele cliente futuramente.

Estabeleça boas formas de contato

Na mesma linha de trabalhar o relacionamento com o cliente, estabelecer contato de maneira adequada é fundamental para obter sucesso cobrando a dívida sem constranger ou gerar atrito com o cliente.

Nesse sentido, a cobrança por canais digitais tem se mostrado uma grande aliada, capaz de deixar o cliente mais confortável ao receber notificações e também por facilitar as formas de negociação.

Por muito tempo a cobrança por telefone deixou os clientes incomodados de diversas maneiras, sendo que fatores como incômodo em horário comercial, tom de voz do atendente e a obrigação de negociar instantaneamente tornavam a cobrança um momento bastante delicado.

Fatos que são eliminados com a cobrança digital: os clientes contam com a facilidade de receber links para pagar diretamente no internet banking, podem conversar com atendentes no WhatsApp e se sentem mais à vontade para negociar.

A automação de cobrança através de SMS, e-mail e WhatsApp facilita a rotina da equipe, já que envia automaticamente e em massa as notificações para os clientes, ao mesmo tempo que aborda os devedores em canais que eles utilizam, mas sem incomodá-los.


A cada dia os canais digitais se tornam cada vez mais indispensáveis para empresas que desejam transformar o processo de cobrança a fim de obter melhores resultados.

Negociar com os clientes incentivando-os a limpar o nome na praça além de trazer benefícios para os devedores, também garante que sua empresa mantenha um relacionamento saudável com os clientes futuramente.

Conte com a WestCob para melhorar o processo de cobrança na sua empresa!

Através de um software fácil de usar, que economiza o tempo da equipe, garantimos que seu time tenha mais tempo para pensar em estratégias efetivas, como as citadas acima, abandonando de vez o excesso de ligações e melhorando os resultados.